Cloud

6 softwares corporativos que toda empresa deve ter

Os softwares corporativos são componentes fundamentais para a produtividade e eficiência de uma organização. Neste artigo, você vai conhecer os melhores para sua empresa!

Super Usuário Super Usuário

09/11/2023

6 softwares corporativos que toda empresa deve ter

No ambiente empresarial atual, a tecnologia é a força motriz por trás da eficiência, da produtividade dos colaboradores, da tomada de decisões fundamentadas e da criação de vantagens competitiva. Os softwares corporativos são componentes fundamentais em cada um desses aspectos.

Neste artigo, mostraremos as informações mais importantes relacionadas ao uso dessas ferramentas. Discutiremos a importância dos softwares para os negócios e apresentaremos as melhores opções disponíveis no mercado, além de dar dicas de como fazer boas escolhas.

Continue a leitura para entender tudo sobre o tema!

Softwares corporativos: noções básicas

Para compreender a importância dos softwares corporativos é necessário entender, primeiro, o que são. Em essência, um software corporativo é um sistema feito sob medida, ou que seja altamente personalizável, de forma que permita atender às necessidades específicas de uma organização. 

Os softwares corporativos são projetados para auxiliar colaboradores em suas tarefas diárias, aprimorar processos internos, aumentar a eficiência da organização e fornecer uma visão detalhada das operações.

Vale ressaltar que esses sistemas empresariais, normalmente, desempenham diversas funções, facilitando a execução de tarefas, o ganho de escala e otimização.

Essa abordagem, personalizada e com foco na eficiência, permite que as empresas alcancem vantagens significativas, como o ganho de agilidade, melhoria da qualidade no atendimento aos clientes, entre outros benefícios.

Optar por um software corporativo é a escolha certa?

A resposta, sem dúvidas, é sim. 

Negócios que optam por adotar o uso de softwares corporativos conseguem observar ganhos relevantes na eficiência e competitividade.

As razões para isso são muitas. Primeiramente, os softwares corporativos aumentam a eficiência operacional. Eles automatizam tarefas repetitivas e manuais, que demandam muito tempo dos times, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor agregado. 

Além disso, essas soluções permitem analisar o cenário da empresa a partir de dados concretos, ao invés de percepções enviesadas. Essa clareza sobre os dados permite que gestores compreendam onde estão os maiores gargalos e, com isso, tomem decisões muito mais informadas e estratégicas.

E não seria nem preciso dizer que isso é vital em um ambiente de negócios extremamente dinâmico, onde as decisões precisam ser rápidas e baseadas em dados.

É importante reforçar, ainda, que a melhoria na colaboração é outro aspecto importante, que surge como consequência do uso dessas ferramentas. 

Os softwares corporativos geralmente facilitam o compartilhamento de informações e a colaboração entre departamentos, melhorando a comunicação interna.

Conhecendo os tipos de software corporativos

Para aproveitar ao máximo os softwares corporativos, é vital conhecer os diferentes tipos disponíveis:

  • Sistemas de Gestão Empresarial (ERP): são soluções que integram todos — ou quase todos — os processos de negócios, como finanças, RH, logística e produção, em um único ambiente. A adoção desses sistemas permite centralizar processos e facilita a gestão, por oferecer uma visão unificada e eficiente de todos os aspectos operacionais.
  • Software de Gestão de Recursos Humanos (HRM): esses softwares permitem a gestão de toda a jornada dos colaboradores, desde os processos de recrutamento, planos de treinamento e desenvolvimento, até a folha de pagamento e avaliações de desempenho, por exemplo.
  • Sistemas de Automação de Marketing: ferramentas de automação de marketing são essenciais para criar campanhas direcionadas, segmentar públicos, distribuir conteúdo e executar outras demandas importantes para o setor.
  • Software de Customer Relationship Management (CRM): são criados para gerenciar e analisar informações sobre leads e clientes, viabilizando um relacionamento mais próximo entre eles e a marca, bem como o envio de ofertas e conteúdos relevantes.

Requisitos determinantes na escolha do software corporativo ideal

A escolha do software corporativo e das funcionalidades necessárias para que ele se adeque às demandas da organização é uma decisão complexa, mas extremamente importante. 

Os requisitos mais cruciais que devem guiar essa etapa estão relacionados à personalização, escalabilidade e possibilidade de integração com outros sistemas.

Entenda melhor:

Personalização

Em primeiro lugar, a capacidade de personalizar o software para atender às necessidades exclusivas da empresa é um critério a ser considerado. 

Isso porque cada empresa é única e possui processos e operações particulares. Então, a lógica é que o sistema se adapte à empresa e não o contrário.

Esse aspecto evita uma série de problemas. Por exemplo, a falta de engajamento dos colaboradores com a solução, por acreditarem que ela não agrega valor aos processos atuais.

Escalabilidade

O segundo aspecto a ser avaliado é o potencial de escalabilidade. Espera-se que as empresas cresçam com o tempo, e os softwares corporativos precisam ser capazes de acompanhar essa evolução. 

Afinal, o ideal é que as operações continuem eficientes, sem a necessidade de grandes investimentos de recursos financeiros, à medida que a organização se expande.

Integração

Por fim, a possibilidade de integração do sistema corporativo com outros softwares usados pelos colaboradores e fornecedores é também importante para agilizar processos, evitar redundância e centralizar operações.

Um software empresarial eficiente deve ser capaz de integrar-se perfeitamente a esses sistemas já usados, unificando os dados e processos em uma plataforma única. 

Implementação de software corporativo na sua empresa: diretrizes para o sucesso

Além de considerar os critérios que citamos, a implementação de um software corporativo bem-sucedida requer uma implementação cuidadosa.

Recomendamos que você não deixe de seguir algumas orientações:

  • Avaliação de fornecedores: escolha um fornecedor experiente, confiável e com boa reputação no mercado. Ainda, certifique-se de que ofereçam suporte adequado durante todo o processo de desenvolvimento, implementação e uso.
  • Treinamento da equipe: é fundamental garantir que sua equipe esteja bem treinada e capacitada para utilizar o software e todas as possibilidades que ele oferece, extraindo o máximo de valor possível do sistema. 
  • Testagem: antes de subir funcionalidades para produção e a implementação completa, realize testes rigorosos para identificar e corrigir quaisquer problemas de forma ágil e precoce. Isso ajuda a evitar interrupções que podem causar prejuízos significativos nas operações.

Como a Brinov pode ajudar na aplicação dos melhores softwares corporativos na sua empresa?

A Brinov, com sua experiência técnica e aprofundada, está preparada para ser sua parceira na jornada de implementação de softwares corporativos. 

Oferecemos uma ampla gama de soluções corporativas, entre as quais estão:

  • Microsoft 365: E-mail, OneDrive, Videoconferências e Documentos na Nuvem Microsoft;
  • Google Workspace: Gmail, Drive, Videoconferências e Documentos na Nuvem Google;
  • Microsoft Security: Produtos de Segurança com integração para Microsoft 365 e Google Workspace;
  • Keepit Backup: backup para Microsoft 365, Google Workspace e outros apps SaaS;
  • Dropbox Business: solução de armazenamento de arquivos em nuvem;
  • GoTo Connect: Telefonia em Nuvem com integração para Microsoft 365 e Google Workspace.

Nossa equipe altamente qualificada está pronta para auxiliar na escolha, implementação e manutenção dessas soluções, adaptando-as às necessidades exclusivas da sua empresa. 

Conte com a Brinov para escolher os melhores softwares corporativos para sua empresa alcançar o próximo nível em eficiência e competitividade!

Eleve o nível da sua operação com os melhores softwares corporativos

A seleção do software corporativo certo para o seu negócio é um dos primeiros passos para ter uma empresa eficiente e competitiva. 

Na Brinov, compreendemos profundamente a importância dessa decisão. Nossa experiência e compromisso com a excelência em soluções de software garantem que sua empresa esteja equipada para alcançar o sucesso!

Visite nosso site e blog para conhecer nossos serviços e produtos, e descubra como podemos ajudar a transformar sua empresa em um modelo de produtividade!

Esse artigo foi útil para você? Avalie
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Se interessou por algum dos assuntos?

Fale agora conosco e saiba como podemos te ajudar!

Falar com um consultor
Ícone

Algum problema?
Fale conosco por WhatsApp!

Falar por WhatsApp
Ícone

Alguma dúvida?
Preencha nosso formulário!

Fale conosco